Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

2.6.16

Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu
Omata Shinichi - Starchild Records
Anime - 13 Episódios
2016
6 em 10

Anime que surgiu recomendado no meu clube. 

Trata-se de uma série um pouco diferente, que aborda um tema muito pouco falado, quiçá único. Existe uma espécie de representação tradicional Japonesa, de nome Rakugo, que consiste num contar de histórias, com mais ou menos piada, mais ou menos tragédia. Este anime fala das pessoas talentosas que trouxeram o Rakugo desde o seu auge, no pré-guerra, até à actualidade, em que é uma prática um pouco ignorada.

Tudo começa quando um rapaz, que esteve preso, deseja muito aprender esta técnica e se junta a um mestre. Depois, conta-se-nos a história deste mestre na sua juventude, e do seu melhor amigo, no seu caminho para se tornarem mestres do Rakugo.

Esta técnica, este teatro, acaba por ser a parte mais interessante do anime. As histórias são fascinantes e remeta-se uma grande ovação para os actores de voz, que conseguem estabelecer uma técnica perfeita e uma interpretação sem precedentes. Também são muito bons os cenários e as interpretações imagéticas das histórias contadas, que realmente captam a atenção do espectador.

No entanto, todo o resto da narrativa - relativo à história de amizade entre os dois contadores de histórias - acaba por se tornar numa verdadeira novela mexicana, cheia de voltas, reviravoltas, pessoas que se querem matar, lágrimas e tragédias. Isto retira muito da profundidade dos personagens, sendo que eles acabam por ser muito mais interessantes quando estão a representar do que quando estão a ser eles próprios. Se isto é bom ou mau, deixo a vosso critério.

Assim, este anime acaba por ser mais um spot publicitário a uma arte que se está a perder progressivamente para outras formas de entretinemtno. TErá o seu valor se motivar algum de nós a ir assistir a uma destas performances.

Sem comentários:

Enviar um comentário