Zootopia
Byron Howard & Rich Moore
2016
Filme
6 em 10
Este tão famoso filme que já deu azo a tanto cosplay finalmente saiu numa qualidade decente para que o possamos ver em casa. Este filme tem o cunho Disney e acaba por ser um pouco diferente do que esta companhia nos tem habituado. Apresenta-se-nos um filme para toda a família, com alguns detalhes especiais para os adultos mas, ainda assim, completamente acessível para todos os que o queiram ver.
Num universo onde os animais deixaram o seu lado selvagem e vivem em humanização, uma pequena coelha deseja por tudo vir a ser polícia. Após muito esforço e muita negatividade, consegue formar-se na academia e é destacada para Zootopia, uma cidade em que todos podem ser aquilo que quiserem. Logo no seu primeiro dia de trabalho, em que se vê ocupada com a tarefa ingrata de passar multas, conhece um raposo aldrabão que lhe mostra que a realidade não é tão feliz como se possa pintar. A partir daí nasce um grande mistério com animais que se tornam selvagens, sendo que os dois têm de formar equipa e resolver o assunto antes que ele se torne incontrolável.
Este filme aborda, essencilamente, uma situação de divisão racial de de classes, tão presente nos Estados Unidos da actualidade. Há uma divisão entre o "bem" e o "mal" (presa vs predador) acentuada e que os personagens desejam eliminar, para que realmente possam todos viver em paz. Cada animal acaba por se apresentar como uam espécie de estereótipo humano, o que poderá não ser muito agradável para as pessoas que se pretende retratar.
Temos uma animação bastante boa, com detalhes muito curiosos, e atenção à anatomia animal real. As texturas estão muito bem trabalhadas, assim como todos os cenários, havendo uma caracterização profunda do ambiente urbano.
No entanto, alguns detalhes narrativos deixam bastante a desejar (e esta parte poderá conter spoilers). Antes de mais, porque é que só existem mamíferos nesta cidade? Onde estão os répteis e as aves? Não existem sequer pombos! Noutro aspecto, porque é que só existem animais selvagens e ovelhas? O que é feito dos outros animais domésticos? Fica também a questão: o que é que os carnívoros comem? E, finalmente, se o antagonista se fazia passar por boa pessoa, porque razão os terá ajudado no caminho para resolverem todo o mistério e o poderem acusar no final?
Devido a estes aspectos, não poderei dar mais do que uma avaliação mediana. No entanto, é um filme bastante divertido. Memorável a cena dos funcionáios das finanças que, tal como na realidade, são todos preguiças.
Acho que essa sociedade "zootópica" se passa após um cenário apocalíptico, no qual, os animais evoluíram ao ponto de criar uma revolução contra nós e tomar nosso lugar no mundo, tanto que há uma base humana em tudo o que compõe essa "nova sociedade" (construções, comércios, leis, vestes, modo de agir, etc.), pois acredito que eles tenham se aderido ao nosso costume com o passar do tempo.
ResponderEliminarO conceito principal dessa história é que todos os tipos de animais possam conviver em harmonia, excluindo todo tipo de preconceito e criando de uma sociedade ideal e perfeita para se viver (uma utopia), sendo assim, os carnívoros não poderiam se alimentar dos outros animais, então do que se alimentavam? Seguindo a linha de raciocínio dessa teoria, podemos pensar na possibilidade de que os humanos passaram a viver como os animais, e assim começaram a servir como fonte de alimento para os carnívoros (do mesmo jeito como nós criamos e nos alimentamos de porcos, galinhas, bovinos, entre outros..)
Obrigada pelo teu comentário! É uma teoria um pouco estranha (e assustadora), mas acho que funciona! No entanto, penso que quem fez o filme não terá pensado nisso hahaha
Eliminar