Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

2.6.16

Zootopia

Zootopia
Byron Howard & Rich Moore
2016
Filme
6 em 10

Este tão famoso filme que já deu azo a tanto cosplay finalmente saiu numa qualidade decente para que o possamos ver em casa. Este filme tem o cunho Disney e acaba por ser um pouco diferente do que esta companhia nos tem habituado. Apresenta-se-nos um filme para toda a família, com alguns detalhes especiais para os adultos mas, ainda assim, completamente acessível para todos os que o queiram ver.

Num universo onde os animais deixaram o seu lado selvagem e vivem em humanização, uma pequena coelha deseja por tudo vir a ser polícia. Após muito esforço e muita negatividade, consegue formar-se na academia e é destacada para Zootopia, uma cidade em que todos podem ser aquilo que quiserem. Logo no seu primeiro dia de trabalho, em que se vê ocupada com a tarefa ingrata de passar multas, conhece um raposo aldrabão que lhe mostra que a realidade não é tão feliz como se possa pintar. A partir daí nasce um grande mistério com animais que se tornam selvagens, sendo que os dois têm de formar equipa e resolver o assunto antes que ele se torne incontrolável.

Este filme aborda, essencilamente, uma situação de divisão racial de de classes, tão presente nos Estados Unidos da actualidade. Há uma divisão entre o "bem" e o "mal" (presa vs predador) acentuada e que os personagens desejam eliminar, para que realmente possam todos viver em paz. Cada animal acaba por se apresentar como uam espécie de estereótipo humano, o que poderá não ser muito agradável para as pessoas que se pretende retratar.

Temos uma animação bastante boa, com detalhes muito curiosos, e atenção à anatomia animal real. As texturas estão muito bem trabalhadas, assim como todos os cenários, havendo uma caracterização profunda do ambiente urbano.

No entanto, alguns detalhes narrativos deixam bastante a desejar (e esta parte poderá conter spoilers). Antes de mais, porque é que só existem mamíferos nesta cidade? Onde estão os répteis e as aves? Não existem sequer pombos! Noutro aspecto, porque é que só existem animais selvagens e ovelhas? O que é feito dos outros animais domésticos? Fica também a questão: o que é que os carnívoros comem? E, finalmente, se o antagonista se fazia passar por boa pessoa, porque razão os terá ajudado no caminho para resolverem todo o mistério e o poderem acusar no final?

Devido a estes aspectos, não poderei dar mais do que uma avaliação mediana. No entanto, é um filme bastante divertido. Memorável a cena dos funcionáios das finanças que, tal como na realidade, são todos preguiças.

Sem comentários:

Enviar um comentário