Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

16.5.16

As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica

As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica
A.S. Franchini & Carmen Seganfredo
2004
Contos

A mitologia nórdica é, sem dúvida, a minha mitologia preferida. Assim, quando me apareceu este título no Kobo, não demorei muito tempo em clicar para ler.

Este livro relata uma série de mitos nórdicos, envolvendo todos os nossos deuses preferidos (Odin, Thor, Loki...) em variadíssimas situações, em que graças à sua força e inteligência acabam sempre por sair vencedores de tramas com anões, gigantes e vários seres mágicos que habitam os nove mundos. Gosto muito de ler estas histórias, embora não tenha apreciado muito a forma como estão descritas.

De certa forma, é giro e cândido ver estes mitos relatados com tanto sentido de humor, apelando ao nosso lado infantil. Por outro lado, acaba por ser um pouco cansativo em momentos que deveriam ser um pouco mais sérios (por exemplo, a história do fim de Loki, a história do lobo Fenrir, etc.) Para mais, o livro não está bem organizado, sendo que as histórias não aparecem por ordem cronológica dos acontecimentos. Para uma pessoa que não esteja de todo familiarizada com estes mitos, poderá tornar-se uma leitura muito complicada.

As últimas páginas são uma versão romanceada da ópera de Wagner "O Anel dos Nibelungos". Ora, esta história já havia sido referenciada antes, embora com menos detalhe, pelo que toda a trama já era nossa conhecida. Isto tornou a ópera quase maçadora.

Esta edição digital possui muitos erros de transcrição, o que também dificultou um pouco a leitura. No entanto, é de valor a recolha dos mitos junto das suas fontes, sendo que me foram dados a conhecer alguns que ainda não me tinham sido apresentados.


2 comentários:

  1. Sério que tem no Kobo. Me faltou dois livros desta coleção. :D vou já comprar no Kobo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres que te envie por e-mail? :) Assim escusas de gastar dinheiro

      Eliminar