Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

15.3.16

The Chocolate Panic Picture Show

The Chocolate Panic Picture Show
Kanada Yoshinori - Gainax
Anime OVA - 1 Episódio
1985
6 em 10

Meninos, vi mais uma coisa estranha... Mas desta vez estava na PtW!

Este OVA de 25 minutos, produzido em meados dos anos 80, mostra-nos uma bizarra corrida de obstáculos de três miúdos (negros) no meio de uma suposta civilização. Ora, isto ao início pode parecer horrivelmente racista, mas cheguemos ao fim do anime para percebermos a ironia desta corrida! As cenas sucedem-se sem aparentarem ter qualquer elo de ligação entre umas e outras. No fundo, é uma mostra rotativa de símbolos, mas que poderão eles significar neste contexto? Creio eu que a grande pedra que gira é a liberdade e a aventura, a possibilidade de se viver sob uma perspectiva diferente. No entanto, quando choca contra o grande cilindro, parece que tudo termina. O que será o cilindro? Vejo-o como o objecto que "apoia o mundo": a sociedade, o consumo, a vida em si. Que depois é destruída por uma personagem de anime numa avioneta? Será que tudo isto significa que ainda somos livres, se nos dedicarmos àquilo que gostamos? Terão de ver o filme para tirarem as vossas próprias interpretações ;)

Infelizmente, a animação está um pouco datada, embora tenha algumas sequências muito interessantes no respeitante à variedade de frames. Temos algum uso de cor que funciona muito bem, mas a imersão nas paisagens acaba por falhar devido à fraqueza do desenho em si.

Mas a parte que mais gostei foi, sem dúvida, a música. Ouvimos alguns temas de hip-hop quase vanguardistas, sobretudo tendo em conta a época. Mas todas estas peças trazem um elemento de desinteresse ao filme, como se os autores não se importassem com a sua própria obra.

Mas é uma curta bizarra, irónica e cheia de coisas passíveis de interpretar. Acredito que não se perde nada em ver isto.

Sem comentários:

Enviar um comentário