Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

6.11.15

Initial D

Initial D
Masaki Shinichi - Studio Gallop
Anime - 26 Episódios
1998
6 em 10

Às vezes o que faz falta é um anime dos 90s! 

Initial D First Stage é o primeira de muitas seasons sobre carros e corridas de carros. Um rapaz cujo pai tem um carrão todo alterado vê-se metido em batalhas na estrada contra outros condutores, cada vez melhores, mesmo ao estilo shounen que tanto gostamos. Assim, assistimos a uma série de corridas supostamente ilegais (mas, apesar de tudo, muito populares) em que podemos ver os variados specs de uma diversidade de automóveis.

A história é simples e progride com um aparente crescimento das personagens, em que conhecem novos oponentes e fazem novos amigos mas sem nunca deixarem as suas personalidades para trás. Estas, são características e, de certa forma, originais dentro do estilo. Não é todos os dias que vemos um personagem principal sem nada de "genki" e que tem uma posição na vida que quase se pode considerar indiferente.

Infelizmente, o anime baseia-se sobretudo nas corridas entre os automóveis (vrum-vrum), o que se pode tornar um pouco aborrecido para quem não perceba nada de carros, como eu. Os diálogos são uma constante partilha de termos e lingo específico que acaba por ser exaustivo e confuso e as corridas em si são um pouco repetitivas, pois são quase todas na mesma estrada e de noite. 

Assim, não temos grandes cenários que possamos considerar. Para mais a animação está muito desactualizada e envelheceu muito mal. Os carros estão feitos em CG... Isto, para a época, era quase revolucionário, colocar um elemento tão importante em digital, mas hoje em dia nota-se a idade do anime por causa disto. Também não há muito detalhe nos personagens e suas expressões, se bem que o anime é único por mostrar, sobretudo, pessoas feias.

Na música, temos muita variedade de temas cantados, um pop muito característico da época e que, sem dúvida, poderíamos ouvir no rádio do carro. Também uma nota para a originalidade de termos videoclips na ED em vez de sequências de animação.

Em conclusão: trata-se de um anime muito característico da época e que terá sido marcante para essa geração. No entanto, tem um público muito específico e poderá não ser apreciado devidamente por todos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário