Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

15.7.15

Mugen no Ryvius

Mugen no Ryvius
Taniguchi Goro - Sunrise
Anime - 26 Episódios + 6 Specials
1999
7 em 10

Este é um anime de ficção científica que nos fala de uma situação extrema já frequentemente abordada em outros meios: o que fazer quando não há adultos por perto.

Ryvius é uma nave espacial em que vários estudantes treinam as suas capacidades para se tornarem pilotos, engenheiros, entre outras coisas. Devido a um acidente, os "adultos" são eliminados e estes alunos têm de tomar decisões de forma a sobreviverem num ambiente hostil, onde por vezes há inimigos, onde há falta de recursos e onde têm de manter a paz para conseguirem chegar a casa. Assim, desenvolve-se uma série de acções, onde estes adolescentes acabam por se dividir, lutando uns contra os outros e criando um ambiente social caótico onde não se sabe quem vai ser o próximo a ceder à pressão e ser eliminado. É uma narrativa muito interessante, potenciada por um conjunto alargado de personagens que vivem esta história e se desenvolvem de forma estável. Estes personagens têm atitudes que, adequadas à sua idade, conferem consequências graves no progresso da narrativa, sendo essencial o seu desenvolvimento para que esta também aconteça.

Por outro lado, existe um certo elemento "mágico" na história, com a existência de alguns personagens observadores que têm algum tipo de poder misterioso e um robot gigante que não se sabe bem o que está ali a fazer. Em minha opinião, este aspecto poderia ter sido totalmente eliminado, pois acaba por tornar a história um pouco confusa e, no fundo, é desnecessário na progressão dos personagens neste universo fechado.

Para a época, temos uma arte bastante boa, com designs simples e limpos, detalhados na maquinaria, e cenas de acção que não sendo espectaculares entregam as emoções necessárias. Talvez a paleta de cores seja um pouco escura para o contexto, sendo que as paisagens espaciais poderiam ser melhoradas. No elemento "mágico" os designs são incapazes e não fazem sentido, mas creio que isso poderá ser ignorado na avaliação geral deste anime.

A minha parte preferida foi, sem dúvida, a banda sonora. Tudo começa com uma OP cheia de energia e estilo, continuando com uma série de peças de beats intensos e instrumentais orquestrais. No geral, funciona muito bem e traz grande energia a cada uma das cenas. Talvez o erro principal desta banda sonora não esteja na qualidade das músicas mas na forma como são utilizadas: muitas vezes a peça prolonga-se além do necessário, para além da cena que representa e para dentro de outra que já não tem nada em comum com ela.

Mas no geral considerei um anime bastante bom, original dentro do género, que certamente recomendarei.

Sem comentários:

Enviar um comentário