Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

2.3.15

Vampire Princess Miyu (TV)

 
Vampire Princess Miyu
Hirano Toshiki - AIC
Anime - 26 Episódios
1997
7 em 10
 
Depois de ver o OVA, fiquei com extrema curiosidade em saber mais sobre Miyu e o seu universo. Felizmente que, dez anos depois, fizeram uma série para a televisão que colmata bastante bem as falhas da instância anterior.
 
É-nos apresentada uma história que poderia ser de vampiros, mas que toma contornos bastante mais misteriosos do que a base das "criaturas que bebem sangue". Bebem sangue, sim, mas mantêm-se no seu universo paralelo sem interferir com os seres humanos na maior parte das vezes. Quando o fazem, são os "shinma" e para os impedir de perturbar a vida tal como ela é existem os "guardiões". Miyu é um deles. Com a ajuda de Larva, um misterioso aliado, e um coelho e a envolvência de uma outra guardiã com poderes gelados, Miyu sela e destrói - episódio a episódio - uma variedade de monstros e criaturas.
 
De forma delicada e quase melancólica, vemos como estas criaturas se envolvem nos assuntos das pessoas e perturbam as suas vidas, transformando-as - elas próprias - em seres que pouco se aproximam dos seres humanos. É a influência que os shinma têm sobre a população, mais ou menos a nível individual, que forma estas narrativas que - curtas - se unem em temas como obsessões, a família, dilemas. Isto torna toda a série numa experiência muito interessante, apenas melhorada pela produção utilizada.

Em termos artísticos, há todo um ambiente de escuridão e tristeza recorrente, apesar de a a animação não ser um ponto muito forte. São utilizadas técnicas muito em voga na época, que disfarçam bem um orçamento que pode não ter sido o mais adequado a uma série desta magnitude. No entanto, é de valorizar todo o ambiente criado em torno destes mitos e da história de Miyu, que ficamos a conhecer melhor (e que eu não resisto em adicionar à minha lista de cosplays, como podem ver no Cosplay Portfolio)

O ambiente geral é potenciado por uma banda sonora misteriosa e altamente minimalista, que faz uso de instrumentos tradicionais dentro do folclore do Japão. Estas músicas estão muito adequadas ao tema atemorizante da série e tornam tudo numa experiência bastante mais perturbadora.

Um anime que me ficará na memória e que recomendo que vejam.

Sem comentários:

Enviar um comentário