Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

28.9.13

Rozen Maiden (2013)

Rozen Maiden (2013)
Omata Shinichi - Studio Deen
Anime - 13 Episódios
2013
6 em 10

Olá, boa noite e feliz outono! Antes de começar, gostaria de informar que tenho passado o fim de semana num maravilhoso congresso de bem estar e comportamento animal (onde tive um poster exposto). Além disso, ontem foi o meu aniversário! Este ano não vai haver dar-embora, devido à pouca adesão do ano passado. No entanto, podem contar com sérias novidades para este espaço (algumas engraçadas, outras mesmo sérias e não tão boas, dependendo da perspectiva) que informarei assim que estiver tudo organizado.

Agora, vamos passar para Rozen Maiden!

Rozen Maiden foi um dos meus animes preferidos quando me estava a iniciar no universo do anime legendado e downloadado. Dei-lhe um nove em dez, o que seria impossível e estranho para os parâmetros de hoje em dia. Assim, foi com grande excitação que recebi a notícia de um novo anime desta série. Segundo os conhecedores do manga, que não li (mas que estive quase para comprar uma vez), poderia ser um remake - o que eu achava muito boa ideia - ou poderia ser uma animação da versão alternativa do manga. Seguiram a última opção. O resultado final é bastante interessante.

Nesta história observamos a vida de um Jun paralelo: aquele que ao receber a boneca decidiu não lhe dar corda. Devido à acção nefasta da sétima boneca, Kirakishou, ele vê-se envolvido na guerrilha do Alice Game do outro universo, aquele do Jun que deu corda à boneca. Isto mantém toda a estética do Rozen Maiden original, mas tem um pouco mais de maturidade, uma perspectiva um pouco mais adulta.

A estética mantém-se a nível de design, desenhos e sonoros. O som é mais uma vez patrocinado por Ali Project, a banda perfeita para um anime sobre bonecas de porcelana, se bem que por vezes tem momentos muito anticlimáticos. Estes também aparecem sempre que existe comédia, com desenhos simplificados. 

A animação não tem nada que a distinga, se bem que as perspectivas manietadas por CG dão um aspecto muito pobre ao cenário. No entanto, é interessante ver como a indústria evoluiu, sendo que há muito pouca diferença de anos entre um anime e o outro. As cores são intensas e gostei muito das texturas que por vezes eram aplicadas nas roupas das bonecas, em momentos de luz mais melancólica.

As personagens mantém as suas características, cada boneca com a sua personalidade muito própria mas sem grande desenvolvimento. Ainda assim, Jun (adulto) recebe desenvolvimento pela sua interacção com as bonecas, com uma evolução discreta mas firme com a qual me identifiquei bastante. Os temas abordados por esta personagem também são muito actuais (amigos, emprego, a vida futura).

De resto, a história pede uma segunda season, que com certeza teremos (se o senhor for grande e o Studio Deen o permitir). Gosto muito destas bonecas e até gostaria de fazer cosplay de Suiseseki (vide o meu Cosplay Portfolio). Assim, deixo-vos aqui uma coisa muito engraçada: a marca de roupa lolita Innocent World deu vida aos vestidos de Rozen Maiden! E podem comprá-los aqui por um preço exorbitante! =D

Sem comentários:

Enviar um comentário