Golgo 13
Kawagoe Jun - TV Tokyo
Anime - 50 Episódios
2008
5 em 10
Golgo 13 é homem de muitos nomes. Este é o seu nome de código. Tido por muitos como o James Bond Japonês, é um assassino a soldo sem escrúpulos, alma ou moral, que apenas faz o seu trabalho. Que é arrebentar com cabeças, conforme pagamento (ou com arreios de cavalos). O seu patrão é quem paga melhor, tanto trabalha para a CIA como para o KGB. E é só isso. Esta série são 50 episódios de Golgo a matar gente, a fazer o que outros não conseguiram fazer e a fazer o impossível. De natureza semi-episódica, sem rodeios e sem expectativas.
Assim, a série baseia-se unicamente em Golgo. Mas há aqui um problema. Se James Bond é um espião cheio de charme, Golgo é... Bem... Tal qual Nicholas Cage, Golgo tem sempre a mesma cara. Uma coisa como isto: `__´. Olá Golgo!... `__´ Este é o teu caso, mata esta pessoa!... `__´ Golgo engata mulher. ... `__´ Golgo come. ... `__´ Golgo bebe whisky. ... `__´ Golgo faz sexo. ... `__´ Golgo mata alguém. ... `__´ Golgo é vítima de perseguição. ... `__´ Golgo faz cócó. ... `__´
Por isso a série é, indo directa ao assunto, chatíssima. Porque o Golgo, por mais interessante que seja o seu conceito, é um boneco.
O interessante desta série é o ambiente. O ambiente é negro, o estilo quase realista, quase um filme noir num universo de criminalidade, espiões e terroristas. Quase um Black Lagoon, mas sem as histórias da carochinha, num teor mais sério e mais maduro.
A animação remete-nos para os anos 80, mas não de uma forma boa. Linhas cinéticas, divisão do ecrã em várias secções. Apesar disto adicionar ao ambiente negro, acaba - pelo excesso - por tornar tudo um pouco ridículo. O mesmo para a música. As OPs e as EDs não combinam em nada com o personagem ou com o ambiente e o resto da OST é muito repetitiva. O tananana-tananana-tananana! no fim de cada episódio é típico de uma série antiga, mas torna uma série recente over-the-top e infantil.
Foram 50 episódios de dor e de aborrecimento.
... `__´
Detalhe: Golgo é o único homem que é perseguido por mulheres nuas que trepam pela varanda para o matar, ao som de música pop. E está cheio de cicatrizes. E tem umas sobrancelhas portentosas.
... `__´
Sem comentários:
Enviar um comentário