The Wire
David Simon
2002
Série
Uma das séries mais famosas de todos os tempos, e tida como uma das melhores. A verdade é que é extremamente viciante, com personagens muito cativantes e uma narrativa em várias camadas em que nada acontece como estamos à espera.
A vida e a morte são uma constante nos bairros e nas "corners" onde se trafica a droga. Do mais miserável vendedor de hash ao barão da droga, todos têm um lugar nesta série, que caracteriza a situação do tráfico nos anos 00 em Baltimore, cidade muito afectada por este problema.
A "escuta" (o wire) dá-nos a conhecer as estratégias dos traficantes e dos mafiosos que estão acima deles, sempre interpretados por um grupo de polícias com personalidades muito fortes. As personagens crescem, vivem a sua vida, à medida que os anos cronológicos vão passando na série, e as pequenas mudanças na caracterização, na tecnologia, são giríssimas de ver.
A violência é seca e pouco emocional, mas assim é que deve ser, porque é uma violência profissional. Depois, mais tarde, temos um envolvimento político grande, e aí as coisas podem ficar um pouco confusas.
De resto, foi uma série que quis ver depois de ler o Black Nerd Problems, e da qual gostei completamente.

Sem comentários:
Enviar um comentário