Meu Rim por uma Resenha
Maxwell dos Santos
2022
Romance
Livro que saquei gratuitamente de um blog do Wordpress. Pensava que fosse algo completamente diferente, mas é um romance sobre um jovem chamado Laerte, portador de deficiência, que escreve um livro e agora luta para que este seja um sucesso.
Para isso precisa que alguém lhe escreva uma resenha (como eu escrevo reviews aqui no blog) para que seja publicitado, na plataforma imaginária MyVod. Mas pelos vistos a blogger que ele queria pede-lhe uma fortuna, e daí parte a história.
O livro está bem escrito e é divertido, mas há vários elementos estranhos. Porque é que no lançamento do livro estão todos a falar de dramas da escola por nenhuma razão aparente? E porque é que as escolas no Brasil são tão creepy (a sério que o contínuo anda a papar uma sem abrigo nos cacifos?). Porque é que Laerte responde coisas como "sinto-me bem depois de fazer amor". Isto é tudo muito esquisito. Além disso, parece que o autor quer falar de tudo ao mesmo tempo: deficiência física, violência obstétrica, violência laboral, suicídio, enfim, tudo e mais alguma coisa no mesmo sítio e no mesmo lugar. Parece pecar um pouco por exagero.
Além disso, detestei o final. Malta, os jovens têm DEZOITO anos e o rapaz tem paralisia cerebral, a sério que o autor lhes vai dar um filho como final feliz? A mim isto parece-me uma tragédia completa.
Mas foi uma boa maneira para ver como funciona o mercado editorial no Brasil, de como as escolas no Brasil são estranhas (para que serve uma pedagoga?) e como o mercado laboral no Brasil mais estranho é.
Foi divertido e gostei bastante, apesar dos seus defeitos.
Sem comentários:
Enviar um comentário