Priscilla
Sofia Copolla
2023
Filme
7 em 10
Por trás do famosíssimo Elvis Presley estava, invisível e desconhecida, Priscilla. Mas de onde veio ela? Este filme conta a história trágica do grooming horrível feito a uma adolescente, uma criança, essencialmente retirada dos seus pais pela maior estrela da sua geração para viver encerrada num palácio encantado, sem companhia, sem amigos, sem ninguém, forçada a ter uma imagem artificial montada pelo marido e forçada a estar lá para ele sempre que tinha vontade do que quer que fosse.
O filme tem uma imagética saudosista terrível, como se Priscilla fosse um bibelot desse passado, como se ela fosse apenas mais um elemento decorativo. A sua libertação é um alívio, mas a forma como ela é manipulada e manietada para agradar à grande estrela, aqui caracterizada como um homem vulgar, mimado, burro - sem o glamour das suas canções, que nunca aparecem - é simplesmente nojento.
O símbolo dos corredores, como se a personagem estivesse sempre de passagem, como se o tempo passasse por ela sem que ela tenha qualquer controlo sobre o que se passa, é muito forte.
Uma história que tem tanto de desconhecido como de real, e que desfaz a imagem da estrela ascendente que todos conhecemos e amamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário