O Épico de Gilgamesh
Anónimo
Século II AC
Poesia Épica
Possivelmente o livro mais antigo que alguma vez li, e talvez um dos mais antigos que se encontra na existência. Este "épico", um romance em verso, encontra-se distribuído por uma série de tabuinhas de barro, cuja maior parte foi destruída ou se perdeu no tempo. Assim, o poema está em constante actualização, à medida que se decifram mais tabuinhas ou se encontram mais exemplares.
A história é simplesmente maravilhosa, embora a escrita seja extremamente antiquada, com repetições circulares presentes em toda a narrativa. Mas em termos de história, temos Gilgamesh, o grande herói da Babilónia, ao qual é enviado pelos deuses um rival, que se torna seu amigo (amante?). Perante a morte do seu amigo, Gilgamesh irá lutar contra os deuses para atingir a imortalidade, e assim viaja por lugares estranhos e mágicos.
É uma história bela, com detalhes sobre a vivência da época que são muito interessantes, sobre os deuses, sobre o papel das mulheres, sobre a alimentação. Por isso, é um volume precioso, ao qual tenho de atribuir simplesmente a nota máxima.
Sem comentários:
Enviar um comentário