O Discípulo
Chaitanya Tamhane
2020
Filme
7 em 10
Quando vi o trailer deste filme achei que seria uma história de superação artística, um coming of age daqueles que me emociona. Afinal, foi bastante diferente, mas mesmo assim é um filme com uma qualidade delicada e memorável.
Um rapaz, educado no seio da música tradicional indiana, segue os ensinamentos de uma misteriosa mestra e procura obter sucesso musical através do seu canto e do toque da sua cítara. Tem uma relação muito forte com o seu mestre directo, que aprendeu com a tal senhora misteriosa, mas nem tudo corre conforme ele espera. Afinal, qual é o seu verdadeiro talento?
Em vez de uma história de superação, este filme forma raízes num realismo muito profundo, em que os sonhos nem sempre se tornam realidade. O personagem principal vem a revelar-se como o discípulo ideal, não aquele que consegue o sucesso mas aquele que mantém vivo o legado dos seus mestres. Assim, é um filme agridoce e melancólico, que obriga o espectador a vergar-se àquilo que é real.
De resto, a música é maravilhosa, embora para mim seja difícil compreender quais os artistas mais talentosos do grupo, porque não conheço as "ragas" que são tocadas. É uma grande lição sobre este tipo de música!
Recomendo!
Sem comentários:
Enviar um comentário