Starship Troopers
Paul Verhoeven
1997
Filme
5 em 10
Falámos neste mesmo espaço, anteriormente, do livro que serviu de inspiração para este filme. Senti que foi uma adaptação muito fraca, na medida em que o livro retrata precisamente o que é estar em guerra e qual o horror de ser um soldado, coisa que não acontece com a película. Assim, o sentido primordial da narrativa perdeu-se.
A humanidade está em guerra com insectos gigantes destruidores. Com uma motivação pouco clara, um rapaz sem grande talento para nada junta-se às tropas terrestres. O filme faz com que esta guerra perca o sentido para um grande plano global para a dominação da sociedade, através da televisão e de anúncios estranhos. A extrema motivação dos soldados parece não fazer sentido, pois os actores não demonstram mais que isso, isto é, não têm um matiz de sentimentos variados.
Custou-me também muito ver as maldades que fizeram à carraça gigante, com os seus muitos olhinhos plenos de medo e ansiedade. O filme faz da humanidade o "mau da fita", pelo que a ironia da motivação dos soldados perante isto se torna muito estranha.
No entanto, os efeitos práticos e especiais são fabulosos. Assim, acho que vale a pena ver de todos os modos.
Sem comentários:
Enviar um comentário