Três Filhas de Eva
Elif Shafak
2016
Romance
Peri é uma mulher muçulmana que vive uma vida aparentemente normal em Istanbul. A caminho de uma festa em casa de uns amigos, é assaltada, de forma literal e também metafórica, pois uma série de memórias surgem. E assim, durante este jantar elitista e superficial, ela recorda os seus tempos de estudante em Oxford.
Achei este livro fascinante, não tanto pela narrativa moderna mas sim pelo debate interno da personagem sobre deus, o deus muçulmano, e como várias facções da sua religião se podem opor. A discussão que ela mantém todo o tempo consigo própria, aliada à sua infantilidade e às paixões adolescentes que a assolam, fazem deste livro uma leitura rápida, viciante e muito estimulante.
Apesar de eu ter uma previsão do final, a minha ideia falhou redondamente e fiquei agradavelmente surpreendida. É uma história da religião moderna e como as pessoas vivem com ela num mundo cada vez mais globalizado. E está escrito de forma tão cativante que não podemos deixar de querer saber o que acontece a Peri.
Recomendo vivamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário