The Lighthouse
Robert Eggers
2019
Filme
7 em 10
Um filme misterioso, filmado a preto e branco, numa ilha remota em que os únicos habitantes são um farol, o faroleiro e o seu ajudante. E as gaivotas. Estas entidades vão juntar-se naquilo que vai ser um estudo sobre o horror e sobre a loucura. A luz hipnotiza e é na busca dessa luz, qual Prometeu sujo e duro, que os personagens vão entrar em oposição.
O filme é complexo e tem cenas muito simbólicas, em que deixamos de compreender o que é a realidade e o que é a loucura da solidão. Os actores têm papéis extraordinários, tendo para isso certamente feito um estudo detalhado sobre as pessoas da época retratada, do seu modo de ser e do seu modo de falar.
As imagens são de uma beleza agreste e um pouco violenta, mas mesmo as partes mais aterrorizantes surgem como um quadro de matizes de tempestade. Outra presença constante no filme é a banda sonora, o uivo do farol, o trovejar das máquinas e das nuvens que se abatem sobre esta ilha. Isto é constante, o que causa grande ansiedade a quem está a assistir.
Gostei muito e - se isto for um filme de terror - acho que afinal gosto de filmes de terror.
Sem comentários:
Enviar um comentário