Jesus Cristo Bebia Cerveja
Afonso Cruz
2012
Romance
Recebi este livro pelo natal, de uma pessoa muito especial (e rimou!) :)
Este é um livro que tanto surpreende como desaponta. Numa aldeia perdida algures no Portugal profundo, uma avó tem um único desejo: ir à terra santa. Mas como não pode ir lá, vem a terra santa até ela! Assim começa a aventura de criar a fantasia, numa espécie de "Adeus Lenine" muito português. São-nos apresentadas uma série de personagens, sendo este o ponto mais positivo do livro. Cada personagem é único, com uma caracterização excelente dentro das suas limitações. No entanto, existe uma clara oposição do autor entre os intelectuais, os que vieram da cidade, e os rurais rudes, porcos e quase animais.
Apesar das descrições serem sumarentas, evocando imagens e cheiros deliciosos e naturais, o facto de haver essa oposição acaba por prejudicar um pouco o que a história tencionava transmitir. Afonso Cruz faz parecer as pessoas do campo quase inumanas, quase integradas na ruralidade que as rodeia, incapazes de apreciar a beleza e apenas permitidos a fazer coisas "menores".
Também não gostei muito do final, que mais uma vez reforça esta minha ideia.
A edição que tenho vem com um bónus muito engraçado, que é o livro que a personagem principal está a ler ao longo da narrativa. Gostei imenso e se fosse uma história maior talvez fosse o foco principal deste livro. :)
Sem comentários:
Enviar um comentário