Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

18.12.19

Watchmen

Watchmen
Damon Lindelof - HBO
Série - 8 Episódios
2019 

Quando soube que iam fazer uma sequela do Watchmen, de Alan Moore, ainda por cima em série, com pessoas a sério, fiquei um pouco de pé atrás. Mas veio a revelar-se uma das melhores séries do ano!

O ano é 2019, o local é Tulsa e os vigilantes desapareceram. Em vez disso, os polícias usam máscaras. Existe todo um novo respeito pelas pessoas negras, devido ao estado ultra-liberal em como as coisas evoluíram. E caem lulas do céu. As personagens reúnem-se em torno de um misterioso assassinato. E o resto é história.

Para começar, adorei a forma como a série está cheia de acenos à banda desenhada original, quer em termos estilísticos quer como pequenas referências que só fazem sentido para quem conhece o livro. Os novos e antigos vigilantes unem-se das formas mais improváveis para lutar, todos eles, contra um fim do mundo que está próximo. Enquanto isso, uma história clássica, quase metafísica, ocorre a Ozymandias num castelo afastado. É uma série que em termos de estilo está muito coerente, plena de detalhes visuais e narrativos que fazem todo o sentido enquanto sequela. A forma como os acontecimentos se sucedem também tem tudo a ver com o mundo da banda desenhada: buracos no chão, armadilhas, força absoluta, tudo é possível porque nada é possível na realidade e é disso que falamos. A realidade alternativa é íntegra e perfeitamente concebível.

Penso que uma das críticas principais se encontra na forma como a oposição "racistas" vs "negros" é feita, mas recordemos que - se isto é uma BD - nada precisa de ser real e a crítica serve apenas a quem a aceita.

É uma série surpreendente, e embora me tenha desapontado bastante a falta de alguns elementos, apresenta novos e antigos personagens com mestria, colocando-os numa nova situação de urgência que tem muito mais em si do que a crítica ao racismo, mas sim toda uma crítica social. A conclusão é sempre a mesma: quem vigia os vigilantes?

Sem comentários:

Enviar um comentário