Golden Kamuy
Nanba Hitoshi - Geno Studio
Anime - 12 Episódios
2018
7 em 10
Este anime da season que passou (como podem reparar só estou a terminar agora) pode ser um sete, mas é um sete muito muito baixinho. Vejamos porquê.
Temos uma premissa muito interessante. Um soldado, perdido nas florestas nevadas de Hokkaido, junta-se a uma rapariga de uma tribo Ainu para encontrar homens tatuados. Estas peles, todas juntas, farão o mapa para encontrar um tesouro na floresta. No entanto, este soldado é um desertor e, por isso, vê-se perseguido por todos os lados. E não é apenas ele quem procura o ouro...
Este anime é sobretudo interessante (e é daí que vem o ponto do sete) pela caracterização da cultura e hábitos Ainu, colectivo de tribos essencialmente extinta pela intervenção da "civilização" do Japão bélico. Temos acesso a dados culturais muito interessantes, mostrando-nos o anime uma forma de viver muito eficientemente adaptada ao ambiente e, por isso, um excelente elemento para colocar num anime de mistério e sangue como este.
Temos também personagens com motivações claras, embora o desenvolvimento que lhes é oferecido peque por - muitas vezes - se basear numa relação cliché de amor-ódio-com-humor.
A questão principal encontra-se na arte. O estilo utilizado não favorece a caracterização dos cenários, que poderiam ter sido muito mais ricos, detalhados e realistas. A neve, elemento principal, acba por se tornar pesada, monótona e abafada. Também a animação de lutas e outros combates, é quebrada, com estranhezas anatómicas e pouca eficiência para muito sangue.
Em termos musicais, não existe nenhum momento memorável.
Apesar de estar a apreciar mais a série quando todos ainda eram "maus", verei a segunda season com todo o gosto. Eu também quero o tesouro!
Sem comentários:
Enviar um comentário