Música e Emigração
Concerto
Depois da Festa do Japão, comemos umas pizzas e seguimos para a biblioteca local, onde iria haver um concerto de Olga Prats (piano) e Alejandro Erlich Oliva (contrabaixo).
Fomos surpreendidos por um repertório muito moderno, obras escolhidas de artistas que "migraram", isto é, que viajaram no espaço tempo, tendo isso influenciado a sua obra. Ao início, todos pensávamos ser um concerto um pouco conservador, porque a peça inicial era bastante clássica. Mas assim que passamos às música seguintes, descobrimos que vamos ter muito mais do que o proposto!
Explicando com muita paixão e bom humor o significado de cada obra, ouvimos obras contemporâneas de uma artista de Espanha, radicada em Portugal, como prato de entrada. Foram peças misteriosas e oníricas, muito complexas e cheias de perguntas. Depois, passámos para algo mais tradicional, "Uma Lágrima para Violoncelo" de Rossini, uma peça muito bonita. Depois, abordaram um artista romeno, peças chamadas "Sísifo" e "Sísifo Feliz", obras terríveis e negras e também muito complexas. Finalmente, os artistas arriscaram-se em alguns tangos de Piazzola. E, claro, como não podia deixar de ser tivémos uma peça humorísatica de Fernando Lopes-Graça!
Ambos os instrumentistas demonstram a sua experiência e a capacidade de manipular o instrumento, retirando deles sons muitas vezes estranhos e difíceis com um sentido de limpeza e simplicidade que só encontramos naqueles que conhecem a fundo a arte da música.
um concerto divertido e exemplar!
Sem comentários:
Enviar um comentário