A Idade do Ferro
J.M. Coetzee
1990
Romance
Com uma impressionante capacidade literária, Coetzee volta a surpreender-me com um livro tão violento como altamente viciante.
Uma senhora idosa na África do Sul acolhe sob sua protecção um sem-abrigo. Juntos, irão assistir a uma série de injustiças cometidas contra os seus amigos, companheiros e empregados negros, que estão a viver momentos de puro terror nos seus bairros isolados e cercados por uma autoridade corrupta e falível.
Este livro não é apenas uma análise social da época vivida na África do Sul. É também um excelente estudo de personagem, em que o autor penetra nos segredos mais profundos destas pessoas e lhes dá uma voz tanto emocional como altamente lúcida e coerente.
As imagens de terror que pontuam o livro atingem-nos com todo o detalhe, mas o facto de a narrativa ser a visão pessoal de uma personagem que está tão perdida como as vítimas torna-as ainda mais violentas. Afinal, esta velhinha encontra-se no meio de um problema que ela não pode controlar e vê-se desrespeitada por todos aqueles em quem confiava, acabando por transferir o seu voto de amizade ao sem-abrigo desconhecido que se protege no seu jardim.
Um livro excelente que me ficará na memória.
Sem comentários:
Enviar um comentário