23.7.17

José e Pilar

José e Pilar
Miguel Gonçalves Mendes
2010
Filme
8 em 10

Tinha visto este filme no cinema pouco após a morte de José Saramago, numa sessão comentada pela própria Pilar del Rio, sua esposa. Gostei tanto na altura que agora o quis rever com o Qui. Portanto, aqui vai um pequeno comentário sobre este filme que tanto me maravilhou.

Este é um documentário intimista que nos mostra, qual camera indiscreta, os pequenos momentos da vida de Saramago e da sua esposa Pilar. Atarefadíssimos com o trabalho que nunca os larga, passam juntos todos os eventos, os melhores e os piores, rodeados de pessoas que mal compreendem a sua dimensão pessoal mas, sobretudo, acompanhados um pelo outro.

Mais do que um documentário, este é o retrato de uma história de amor.

Com imagens simples e sinceras, assistimos a revelações do grande autor que nos dizem muito mais do que o esperado sobre as suas crenças e sobre a sua personalidade. É um filme que nos revela muito de pessoal sobre este personagem que sempre me nutriu tanta curiosidade.

Talvez a única parte que tenha gostado menos tenham sido aquelas pequenas intermissões encenadas, que tanto tiram da naturalidade do filme.

De resto, um filme que recomendo a todos os fãs do autor ou de qualquer tipo de literatura. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário