Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

13.4.16

One Punch Man

One Punch Man
Natsume Shingo - Madhouse Studios
Anime - 12 Episódios
2015
7 em 10

Vou dizer já, logo no início, para estarem todos mentalmente preparados: não achei este anime uma coisa assim tão especial.

Já estou de braços abertos, à espera que me preguem na cruz, obrigada. 

Mas vamos começar pelo início. One Punch Man conta a saga de um jovem que, depois de se ver em dificuldades com um monstro, decide fazer ginástica suficiente para se tornar no homem mais forte do mundo. Conseguindo-o, a força do seu murro tem a capacidade de desfazer até os mais poderosos e horrendos monstros. No entanto, quando se inscreve para ser um herói oficial, ninguém lhe liga nenhuma...

A história tem uma natureza muito engraçada e completamente transviada da realidade. No entanto, a interacção dos heróis uns com os outros e dos monstros terríveis que aparecem (e a forma como são derrotados) da azo a algumas gargalhadas. Não muitas, no meu caso, mas algumas. No entanto, nem só de piada vive um anime: as personagens de OPM são completamente destituídas de tudo o que as possa caracterizar, para além do elemento gag. Assim, toda a sua caracterização existe em função da piada seguinte e, desta forma, acabamos por ter um anime bastante vazio em termos de desenvolvimento narrativo.

Este aspecto é compensado por uma animação espectacular. Os aspectos relativos à história e tudo isso ficam escondidos por trás de cenas de lutas brilhantes, bem coreografadas, com linhas cinéticas cheias de energia, com cores variadas e um mix de explosões e brilhos que se pegam aos nossos olhos e não nos largam. Por isso esta série acaba por ser viciante, porque a animação está tão viva que não conseguimos deixar de lhe dar um segundo de atenção!

Torna isto a série numa obra-prima da modernidade? Não me parece.

Em termos musicais, achei a OP pouco inspirada e a ED pouco apropriada. No parênquima nada de especialmente cativante.

Assim, temos uma série que vive praticamente da sua animação e dos gags de super-heróis que espicaçam um pouco o mote para as lutas. Mas que é praticamente destituída de fio narrativo e de desenvolvimento. Portanto, fica nota 7 pelos pontos bons e por me ter apanhado. Mas fique a nota de que não é o cristo redentor de todos os animes.

Sem comentários:

Enviar um comentário