Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

29.4.16

As Noites das Mil e Uma Noites

As Noites das Mil e Uma Noites
Naguib Mahfouz
1982
Romance 

Recebi este livro pelo BookCrossing, no primeiro ring de um novo membro. Como era um novo membro e o livro parecia muito interessante, não pude deixar de participar :) Embora a edição que tenha recebido seja diferente da desta imagem que encontrei.

Naguib Mahfouz é o único prémio Nobel de língua Árabe até agora. E ele tem realmente uma mestria absoluta enquanto contador de histórias. Neste pequeno livro, ele conta-nos o que acontece depois de Xerazade terminar a sua milésima primeira noite. Tudo está bem quando acaba bem, mas será que na cidade deste sultanato tudo vai ficar como esperado?

Através da acção de diversos génios, com mais ou menos maldade dentro deles, os vários habitantes desta cidade encontram problemas que os confrontam com a linha entre o bem e o mal. E é a decisão que têm de tomar perante estes que define o futuro da sua vida e, consequentemente, o futuro desta cidade e deste bairro.

Cada história, de cada personagem, é mística e misteriosa, recriando um ambiente fantasioso árabe que apenas conseguimos encontrar nessas antigas histórias e que, parece-me, se perdeu um pouco com os acontecimentos recentes. Este livro faz-nos ganhar uma fascinação pelo ambiente, mas também um certo respeito pela religião muçulmana, que é relatada sempre como uma crença que procura a paz e o entendimento e, sobretudo, fazer o bem. Quando o bem não é feito, qualquer que seja aquilo em que acreditamos, há sempre um castigo divino operado pela mão humana. Que sempre é violento.

Isto acaba por ser, de certa forma, irónico. Deus é paz, mas também é violência. Talvez isto seja a confrontação entre o bem e o mal que os personagens encontram ao longo dos seus percursos.

De resto, fiquei muito curiosa com este autor e espero ter a oportunidade de ler outras obras.

Sem comentários:

Enviar um comentário