Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

5.3.15

Monogatari Series: Second Season

Monogatari Series: Second Season
Shinbou Akiyuki - Shaft
Anime - 26 Episódios
2013
6 em 10

Depois de Bakemonogatari, Nisemonogatari e Nekomonogatari: Kuro, chegou a altura de ver a última instância desta série de monogataris, um conjunto de seis arcos de nomes distintos e temas distintos que giram sempre em volta do mesmo assunto: uma menina hipersexuada e o seu líder de harém.

Como podem ver pelas seasons anteriores, não desgostei muito de Nisemonogatari, que é o que vem imediatamente antes em termos cronológicos. No entanto, esta "Second Season" aparece como pouco inspirada e ligeiramente repetitiva.

Para começar, não há qualquer tipo de variação no respeitante a história e desenvolvimento de personagens. Ests personagens, estas meninas todas, sofrem uma tentativa de exploração ao longo dos arcos, em que cada um é dedicado a uma delas, mas esta cai de forma redundante perante a falta de conteúdo da sua própria concepção. Isto é, quando não há uma personalidade forte por trás, será possível haver um desenvolvimento francamente constante desse tipo de personagem? Aqui, não aconteceu. Isto poderia ser ultrapassado se, como em Nisemonogatari, tivesse havido um exagero na carga erótica (não apenas ecchi), com recurso a elementos figurativos e artísticos. Mas esse tipo de elemento foi remetido ao lugar comum do "levantar a saia da criança e por-lhe a mão no peito" ou mesmo "vamos ter de dormir na mesma cama". Isto torna tudo bastante aborrecido e denota uma falta de inspiração flagrante.

Compensando isto temos, de certa forma, a opção estilística em geral. Mais uma vez se mantêm os cenários solitários e surrealistas, com uma variação de perspectivas. Apesar de isto ser bastante pretensioso (isto é, o anime faz-se difícil para uma história sem qualquer tipo de valor), é uma experiência visual sinceramente curiosa. Na verdade, muitas vezes, senti vontade de desligar o som e apenas observar estes cenários estranhos e coloridos. Talvez o melhor fosse que todas as meninas tivessem sido eliminadas e que o anime fosse apenas uma sucessão de imagens cénicas.

Em termos de música, mantém-se a banda sonora das seasons anteriores, com variações constantes nas OPs e nas EDs que, sendo apropriadas (e tendo um grafismo na animação muito interessante) são - em si - músicas bastante vulgares dentro do pop-rock japonês. Mas houve uma delas da qual gosteio suficiente para fazer o download.

Considero que esta "Second Season" não vale a pena ser vista por quem não apreciou profundamente as seasons anteriores. Por si só, tem pouco valor. Em conjugação com o resto, pouco completa. Mas para quem gosta e ama o estilo, é mais uma experiência gratificante.

Sem comentários:

Enviar um comentário