17.2.14

O Bebedor de Livros

O Bebedor de Livros
Klaas Huizing
1994
Romance

Ainda não é hora de voltar ao meu Kobo. Por motivos de chuva, mais livros em papel se seguem. Este foi o do fim de semana, depois outro que estou quase a acabar e outro que tirei, apesar da chuva ter parado. Talvez no fim da semana consiga regressar ao digital.

Mas de que trata este livrinho? Recebi-o numa troca de Natal no BookCrossing e o título agradou-me imenso.Efectiva,mente, o livro é sobre duas pessoas viciadas em livros. São dois romances e nove "tapeçarias", ao mesmo tempo.

As tapeçarias são pequenas considerações do autor, com citações de outros livros mais importantes, sobre a leitura e sobre literatura. Os dois romances são a história de um bibliómano de séculos idos e de um bibliómano da actualidade que se vicia no anterior.

É um livro muito engraçado, que narra as situações de forma directa e divertida (embora com um certo excesso de parêntesis). As histórias são simples, mas da forma como estão escritas são muito giras. É praticamente um livro de humor, tratando as coisas sérias com ligeireza. Nota-se a orientação do autor para a religião (aparentemente estudou teologia), mas não nos dá esse tipo de conteúdo à força. Antes, é colocado de forma irónica na vida dos personagens.

Um livrinho giro para dias de chuva. Creio que o vou emprestadar ao meu pai..

Sem comentários:

Enviar um comentário