Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

3.11.13

A Redenção

Trilogia Nocturnus - A Redenção
Rafel Loureiro
2011
Fantasia

Apesar de não apreciar histórias de vampiros por aí além, tinha gostado muito dos dois primeiros volumes desta trilogia. Assim, quando vi a promoção da editorial Presença em que este livro estava a apenas dois euros, não pude resistir! Apesar da capa ser diferente, porque esta é a edição oficial e os outros volumes eram em edição de autor, é melhor do que nada.

NNeste volume, que serve como final absoluto (espero eu) à saga de Daimon DelMoona, este vampiro e a sua amada Lília viajam pelo mundo todo em busca de "A Redenção", uma forma de os vampiros voltarem a ser humanos. No entretempo lutam contra um vampiro maléfico e é isso. Este volume pareceu-me inferior aos outros por um par de razões.

Antes de mais, o facto de a acção se passar no presente, torna tudo um pouco menos "gótico" e um pouco menos pesado do que nos volumes anteriores. O ambiente é negro, mas rapidamente me esquecia de que a acção se passava toda de noite e muitas vezes visualizava-a de dia. Isto é, desta vez o autor não foi muito claro nas "cores" de cada situação. A imagética está bem colocada, no entanto, sendo que o meu momento preferido foi o do Cairo. Não o do Japão, surpreendentemente.

Depois, porque o livro tem demasiadas cenas de acção inúteis. A viagem é simples, andam de um lado para o outro e conhecem outros vampiros, mas o facto de terem de lutar contra alguns não acrescenta em nada às situações. As lutas são muitas vezes confusas. 

Finalmente, porque os personagens passam grande parte do livro a chorar (lágrimas de sangue). Isto é um aborrecimento, porque demonstra que as reacções de todos os personagens perante qualquer situação adversa é sempre a mesma (chorar lágrimas de sangue).

No entanto, existem alguns momentos bastante bons, como o dilema entre o Ser Puro e Impuro do personagem principal. Se ele não acabasse cada um dos dilemas a chorar, teriam sido situações comoventes e emocionantes.

Enviarei este livro a uma amiga, a quem ofereci os dois primeiros. Espero que ela aprecie a trilogia! Parece que não, mas eu gostei muito. Ainda bem que acaba tudo em bem!

2 comentários:

  1. Cara, você escreve muito bem! E a forma como você descreve a sua opinião, em relação ao livro ou capítulo, é bastante agradável. :) Confesso que vim parar aqui por conta da light novel de Ai no Kusabi, que por sinal amei o texto que você escreveu lá. Bem, é só isso. Talvez daqui a alguns dias eu volte por aqui, até lá, fique com Deus! =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oba! Fico muito feliz por apreciares estes pequenos escritos, espero continuar a ver-te por aqui. :)

      Eliminar