Tiger & Bunny
Satou Keiichi - Sunrise
Anime - 25 Episódios
2011
8 em 10
Há quanto tempo é que eu não gostava realmente de uma série de anime? Há quanto tempo é que eu não adorava? Ora bem, acabou a lei seca! Tiger & Bunny foi a solução. Uma série que me fez rir, que me fez chorar, que me fez realmente torcer pelos personagens a ponto de falar com o meu ecrã.
É o verdadeiro shounen, com todos os elementos que constituem o género. Começamos com um método de criminoso do dia que nos dá a conhecer os personagens e passamos para inimigos cada vez mais difíceis e fortes. E vencemos, porque estamos num shounen, mas não sem algumas reviravoltas pelo meio! A história, partida em partes como o fiz agora, não tem muito que se lhe diga. Mas é o ambiente que verdadeiramente distingue esta série dos seus conterrâneos. Passa-se numa cidade futurista que, ainda assim, tem muitos elementos do presente. E nesta cidade há heróis. Mas não são heróis como os que conhecemos. São estrelas de um programa de televisão, que se dedica mais à publicidade do que a outra coisa. Por isso sim, temos anúncios. Por todo o lado. Mas estão inseridos com bom gosto e quase que diria que foi um golpe publicitário de génio pela parte da produção.
A arte é uma explosão de cor. Pela primeira vez vi a conjunção perfeita entre CG e 2D, de tal forma que se fundem num efeito maravilhoso de texturas e de cores. Não só os designs dos heróis, mas também toda a arquitectura da cidade, tudo foi feito com extremo cuidado e o resultado não podia ser melhor.
Personagens, esses, não vivem só do seu design. O design faz parelha com os seus poderes, mas o que é bom nesta série é o que está para além dos poderes. Temos um leque de personagens muito variado, cada um com uma personalidade bem definida, dúvidas que lhes dão mais profundidade e uma certa evolução. Esta é mais presente no duo dinâmico Tiger andu Barnaby (ou Bunny, para os amigos). Ambos estão muito bem caracterizados, mas o que é interessante é a evolução da sua relação. Apesar de funcionarem bem um sem o outro, acho que é o par que realmente leva esta série ao topo.
Infelizmente, não temos uma grande banda sonora para acompanhar as grandes cenas de animação. Não é fraquinha, mas também não se distingue dentro do género.
No geral, muito recomendada.
Este anime me lembra muito as corridas de fórmula 1, com propaganda estampada nas roupas dos heróis (assim como na fórmula 1, está nos carros e macacões dos pilotos). Um jogo de marketing que faz todo o sentido e envolve o conceito do anime. Estou louco para que saia a segunda temporada.
ResponderEliminar