18.9.12

Out of Sight

Out of Sight
National Taiwan University of Arts
Anime - ONA
2010
8 em 10

Gastem 5 minutos das vossas vidas a ver isto, por favor e pelo amor de tudo quanto é sagrado:


Agora que viram podem perceber o porquê do meu 8. Isto é só uma animação de graduação de estudantes, mas por vezes é nessas ocasiões que encontramos as melhores pérolas.

Primeiro vemos uma menina com um cão e alguém que lhe rouba a mala. Ela entra num mundo escuro, encontra um pauzinho e o mundo vai ficando colorido. Com recurso a uma animação bela e simples, cheia de cores suaves de efeito calmante, vemos a menina a andar por um mundo surreal. Até aqui nada de especial. Mas depois constatamos... A menina é cega.

O mundo que ela viu não é um mundo como o nosso. É um mundo feito dos outros sentidos. O primordial é o tacto, que vem associado ao ouvido e ao cheiro. As coisas que ela imagina correspondem ao que ela sente e ouve, mas não correspondem à nossa realidade. O mundo vai aparecendo à medida que ela o sente e o resultado é uma fantasia plena de felicidade e diversão. Não olhamos para a cegueira dela (passe a expressão) de forma pessimista, fatalista ou sequer com pena, mas é-nos dado a ver como pode ser a alegria da descoberta do mundo para ela.

Assim, acho que esta pequena animação transmite uma mensagem de optimismo muito importante. Está bem executado, é muito simples e trás sorrisos. Imperdível.

Sem comentários:

Enviar um comentário