Anora
Sean Baker
2024
Filme
6 em 10
Vencedor da Palma de Ouro deste ano, este filme fala sobre uma "dançarina exótica" que é seduzida pelo filho palerma de um oligarca russo e se casa com ele. Rapidamente o amor se desfaz quando a família do rapaz vem anular o casamento proibido e ele desaparece no tempo e no espaço e Ani (Anora), tem de o procurar juntamente com os capangas do oligarca para salvar a pele.
Digamos que o filme está dividido em duas partes, uma muito desinteressante e uma muito mais gira. A primeira parte, a da sedução, mostra-nos Ani e o seu novo namorado em festas e diversões de gente rica, a fazer o amor loucamente, a dançar, a fazer mais sexo, a consumir drogas, sexo e etc. A segunda parte, com extensas cenas de um só take, é muito mais cativante, e consiste na perseguição ao jovem desaparecido. A actriz faz um papel heróico, seduzindo, gritando e, mais tarde, percebendo o seu erro e - literalmente - passando-se da marmita.
Assim, temos um filme que é tanto super engraçado como assustador e tenso, e ao mesmo tempo com um final um pouco duvidoso e ao mesmo tempo comovente.
Ainda assim, não me encheu as medidas, e creio que poderia ter sido abordado de outra forma.
Sem comentários:
Enviar um comentário