O Mistério do Gato Cómico
Enid Blyton
1954
Livro Juvenil
Calhou-me ler este livro, eu que odeio a Enid Blyton de morte e que odeio ainda mais os parvalhões dos bem comportados e bons meninos dos Cinco.
Sempre achei os Cinco uns patetas, uns meninos que não sabem viver aventuras e só fazem tropelias e se metem onde não são chamados simplesmente porque são irritantes e não sabem estar. Em vez de coleccionarem pedras como os miúdos normais andam por aí a inventar que apanham ladrões e que têm "pistas" e que são muito espertos. Irritam-me todos eles sem excepção, sobretudo os mais pequenos, que raio de amigos são estes que levam estas criancinhas para situações perigosas e bizarras, uma irresponsabilidade tamanha, deviam eraa morrer todos numa dessas aventuras para verem o que é a realidade das coisas e nunca chegar à vida adulta irritantes como são.
Pronto, já disse.
Agora que estou mais calma, posso dizer que o livro até seria divertido se não fosse a existência dos Cinco. E se o crime do mistério fosse realmente um crime. Porque pelos vistos Enid Blyton, essa fascizóide, quer tanto inocentar as crianças e as aventuras de crianças que nada do que acontece tem qualquer tipo de consequência. O que é um pouco chato e eu já achava isso quando era miúda.
Para a próxima afastar-me-ei dos mistérios juvenis dos cinco taralhocos como da morte. Obrigada.
Sem comentários:
Enviar um comentário