Ice
Anna Kavan
1967
Romance
Livro sugerido no (agora adormecido) clube de leitura Eden. Uma autora que não conhecia e que tem uma curiosa história de doença mental e heroína. Se no prefácio isto não me parecia importante, penso que depois de se ler o livro podemos encontrar aqui algumas ligações.
Um homem procura uma rapariga, toda branca, toda pálida, de lugar em lugar, de país em país, encontrando-a por vezes, perdendo-a nas outras. Mas a sua busca é atormentada por uma imensa parede gelada, uma nevasca cada vez mais sólida a que é impossível resistir.
Penso que cada capítulo deste livro é, uma e outra vez, a mesma história. Os lugares são os mesmos, as pessoas são as mesmas. Um sonho recorrente, digamos. Um pesadelo recorrente. Assim, este livro deve ser encarado como um desafio simbólico, em contraste com o poder da narrativa pura do romance típico.
No entanto, creio que a interpretação evidente poderá ser muito redutora. "Representar a droga pela neve" parece-me altamente limitador, sendo que perdemos outras nuances que podem ter simplesmente a ver com as experiências da autora e uma manifestação das suas memórias de final de vida.
No ano seguinte, Anna Kavan morre.
Sem comentários:
Enviar um comentário