We Should All Be Feminists
Chimamanda Ngozi Adichie
2014
Manifesto
Estava a aproveitar os descontos da Black Friday do BookDepository para comprar uma prenda de Natal e não pude resistir a comprar livros para mim... Vocês impeçam-me! Proibam-me de ir a estes sites em dias de descontos!
Enfim, estava curiosa com esta autora há bastante tempo, portanto pensei em comprar este livro, do qual já tinha ouvido falar. É um livro minúsculo, que se lê num instante, e trata-se da adaptação de um discurso desta autora num congresso africano.
Através de vários exemplos pessoais, Chimamanda revela-nos as diversas injustiças que ainda são perpretadas à mulher, enquanto pessoa de género, sobretudo nos países africanos. Exemplos são o facto de as pessoas se dirigirem ao homem que acompanha; o facto de mulheres desistirem dos seus sonhos para agradar ao homem; o facto de nas escolas os rapazes serem tidos como superiores. E assim por diante. São situações que, certamente, todas nós vivemos de uma forma ou de outra. Apesar de tudo, penso que o discurso poderia ter sido mais generalista.
A autora apresenta, entre isto, sugestões sobre como podemos melhorar a educação das nossas crianças de forma a tornar toda uma geração numa geração de feministas, isto é, uma geração que acredite na pura igualdade entre género e que não continue com esta série de injustioças. Por exemplo, fala da fragilidade da masculinidade, em que a criança de sexo masculino é sempre educada para se estabelecer como uma entidade não-emocional, plena de força e superioridade física.
Um discurso exemplar para quem se interessa pelo assunto dos direitos humanos e, mais em específico, o dos direitos pela igualdade de género.
Sem comentários:
Enviar um comentário