Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

23.1.17

Dune

Dune
Frank Herbert
1965
Ficção Científica

Este foi o presente que o Qui me deu pelo Natal e, por essa razão, coloquei-o no topo da lista de leitura (para sempre infinita) :) Nunca vi o filme de David Lynch e este livro deixou-me muito curiosa. Ao longo de mais de 800 páginas vamos conhecer tudo sobre Arrakis: o planeta Dune.

A narrativa base deste livro é uma trama política entre as várias forças dominantes deste planeta desértico, em que o objecto mais importante é a água. No entanto, a maior parte dos políticos não deseja a água: deseja o spice, um sub-produto do deserto que, quando ingerido, dá uma sensação de plenitude e bem estar, sendo também altamente viciante quando consumido em quantidades nem por isso excessivas.

No entanto, em volta do plano da conquista do poder planetário, há muitas coisas que nos são mostradas, tornando esta leitura um extraordinário exercício da imaginação. O autor fala-nos não só da política interna do planeta, mas também da de todo o universo conhecido. Há detalhes sobre seitas religiosas, há detalhes sobre a ecologia e biodiversidade do planeta. Tudo isto descrito de forma simples mas absolutamente eficaz, sem que o autor se perca em detalhes irrelevantes e dando ao leitor a oportunidade de imaginar os conceitos por ele próprio. Para as coisas mais complicadas, existe um glossário no final. ;)

Também os personagens sofrem uma caracterização e evolução que tornam a leitura muito cativante, sendo que realmente nos preocupamos com estas pessoas e queremos saber o que lhes vai acontecer. No entanto, o nosso herói - que se torna um profeta - não é livre de defeitos. É um personagem muito sólido e bem estruturado, sendo que por ele continuaria a ler o resto da saga (mais cinco volumes do mesmo tamanho)

 Um livro excelente e um marco incontornável da ficção científica e fantasia. Porque este livro não é exactamente nem uma coisa nem outra. Coincidentemente passa-se num planeta alternativo. Mas, podemos dizer, esse planeta poderia realmente existir.


Sem comentários:

Enviar um comentário