Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

27.10.15

Anime Sanjuushi

Anime Sanjuushi
Yuyama Kunihiko - Gakken
Anime - 52 Episódios
1987
6 em 10

Já queria ver este anime há algum tempo. Aparentemente passou na televisão portuguesa, mas eu devia estar a ver outro programa qualquer e não o apanhei. Portanto, tinha bastante curiosidade. Mas fui adiando, porque não encontrava legendas em lado nenhum. Finalmente, fiz uma pesquisa um pouco mais profunda e acabei por encontrar toda a série no Youtube, com moderada qualidade e com legendas em Francês. Isto é, sem dúvida, melhor que nada!

Esta é uma versão animada dos Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas, com algumas variações. Entre estas encontram-se factos como grande parte dos eventos narrativos serem efectuados por animais ou Aramis ser uma mulher. No entanto, nada disto joga contra a história e tudo acaba por se reunir numa narrativa sólida e bem pensada, que dá toda uma nova interpretação do original e boas sensações.

Os personagens têm quase todos um importante papel no desenvolvimento e progressão da história. Gostaria, talvez, que os mosqueteiros Porthos e Athos tivessem tido mais influência nos eventos, sendo que ficaram um pouco para trás. D'Artagnan pode ser um pouco irritante e acaba por se tornar um lugar comum, pelo que nos resta Aramis, sem dúvida o mais interessante do lado dos "bons". Mas estes empalidecem perante os "maus": temos uma personagem, a Milady, que tem tudo para ser maravilhosa. Manipuladora, maldosa, uma espécie de bruxa intriguista que controla animais. Não fosse a última parte do anime e tê-la-ia acrescentado à minha lista de futuros cosplays, porque estava mesmo a gostar imenso dela! Não gostei muito que dessem um papel maléfico ao Máscara de Ferro, que nem sequer era má pessoa no original.

Para a época a animação está bastante boa, com uma paleta de cores muito variada e sequências de acção bem coreografadas e suficientemente fluídas. Alguns momentos poderão revelar o passar dos anos, como a repetição de flashbacks e algum slow-motion em momentos mais tristes. De resto, é um excelente exemplo para a época, apesar de ser uma série um pouco longa.

Quanto à música, como não podia passar à frente (streaming no meu computador não funciona especialmente bem, por isso é que faço download de tudo), fiquei bastante habituada à OP e EDs. São animadas e com alguma energia, o que é bastante típico desta década, embora pudessem ser um pouco mais apropriadas ao tema. As músicas do parênquima acabam por se tornar um pouco repetitivas e não são especialmente originais.

Um anime interessante e muito característico da sua era, que certamente vale a pena ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário