Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

29.9.13

Genshiken Nidaime

Genshiken Nidaime
Mizushima Tsutomu - Production I.G.
Anime - 13 Episódios
2013
6 em 10

Informação sobre as duas primeiras seasons pode ser encontrada aqui.

Ora bem, a minha experiência com Genshiken é um pouco estranha. Não gostei da primeira season, gostei bastante da segunda season e agora encontro-me dividida com a terceira. Relembremos: isto é um anime sobre um grupo de faculdade dedicado a pesquisar sobre a cultura pop japonesa. Isto é, aquilo a que usualmente chamamos "otakus". Pois que nesta "segunda geração" temos uma variação diametral do que se passava nas duas anteriores: desta vez temos um grupo de fujoshis, ou "raparigas podres". O personagem principal, aquele sobre o qual o anime se foca mais, é Hato, um jovem que se veste de rapariga para poder apodrecer com os seus pares. 

Ora bem, esta perspectiva tem uma faceta boa e outra menos boa. Por um lado, é refrescante esta visão adulta das fãs de anime e de BL, nas suas variantes, do cosplay ao mangaka. Por outro lado, a visão oferecida nem sempre corresponde à realidade e o exagero é pecador, vezes demais. Nomeadamente, todo o foco dado ao Hato poderia ter sido resumido e poderia ter havido uma estratégia em que as outras personagens fossem contempladas e conseguíssemos perceber um pouco as razões para a sua podridão. Se já percebemos isso com as personagens das seasons anteriores, as que apareceram aqui pela primeira vez ficaram pobres e mereciam um pouco mais de contexto. O "quase-amor" Hato x Madarame, pairing provável devido às circunstâncias, acabou por se tornar em atum, coisa que não é carne nem peixe, foi uma história muito pouco focada. No entanto, foi bastante bom ver a conclusão de Saki x Madarame.

A arte está renovada, se bem que o aumento de seios não passou desapercebido. A modernidade atingiu este anime em cheio e está cheio de referências muito modernas. Por vezes pareceram-me demasiadas e demasiado evidentes. Parte do charme das seasons anteriores estava na fandom que eles seguiam, que era um anime inventado. Aqui temos fandoms que todos conhecemos perfeitamente, tão recentes que atingem mesmo os animes da season passada, o que facilita muito um anime que era (ou deveria ser) para um grupo restrito se identificar. Agora até o jovem de "eu vi Naruto mais cem animes" percebe perfeitamente o que se está a passar. Agora que leio o que escrevi, soa tremendamente elitista. Mas acho que é verdade.

Detestei que tivesse havido uma mudança nas vozes. Como vi a segunda season recentemente, isto atingiu-me muito, parece que os personagens mudaram de personalidade. Em termos musicais, um pop muito leve ao longo de toda a série, apropriado e discreto.

Ainda assim, é uma série para a qual eu gostaria de uma continuação, porque é muito divertido vê-la.

Sem comentários:

Enviar um comentário