Midsommar
Ari Aster
2019
Filme
6 em 10
Quem me conhece sabe que eu tenho medo de filmes de terror, mas não tive medo deste, talvez por ser todo passado durante o dia.
Após a morte da sua família, uma rapariga está extremamente deprimida e acaba por se acoplar a uma viagem do seu namorado e amigos à Escandinávia. Eles estão a estudar culturas antigas dessa zona e os seus rituais e, por isso, estão ansiosos por conhecer esta comunidade fechada e as suas tradições do solstício de verão. Mal sabem eles que a tradição envolve uma série de sacrifícios, em que estão incluídos.
O mais interessante deste filme é, precisamente, a forma como são retratadas as tradições do solstício. Apesar de serem muito livremente adaptadas, alguns elementos estão historicamente correctos, e isso torna o filme quase verdadeiro. Também o guarda roupa e os cenários são muito adequados e ajudam a que acreditemos que esta pequena tribo realmente exista.
Devo dizer, no entanto, que não gostei das performances: o facto de toda a gente estar sempre a comer cogumelos alucinogénicos faz com que não consigamos entender as motivações por trás de cada uma das acções dos protagonistas.
De resto, um filme bastante bonito visualmente, e uma festa de flores.
Sem comentários:
Enviar um comentário