Masks
Fumiko Enchi
1958
Romance
Este romance foi-me recomendado pelo clube de leitura Eden. Infelizmente, não gostei mesmo nada dele e foi uma leitura penosa, apesar de rápida.
Tendo como base as representações simbólicas e filosóficas das máscaras No, que as personagens tentam relacionar com a possessão espiritual, desenvolve-se um triângulo amoroso muito estranho, em que os protagonistas estão sempre em dúvida sobre como proceder. É uma escrita simples e elegante, mas a autora perde-se profundamente em detalhes que não estão directamente relacionados com a história.
Este livro parece, então, mais um tratado sobre o clássico "O Romance de Genji" do que outra coisa. A autora está sempre a criar paralelos entre as situações que criou e as situações do romance, tentando encontrar significados entre a simbologia do clássico e as atitudes das suas personagens. Assim, o livro aparece desinspirado e muito aborrecido, sobretudo para quem já leu o referido clássico e, por isso, sabe precisamente que histórias a autora está a descrever pelas suas próprias palavras.
Para além disso, a tradução torna-se bastante confusa devido à grafia romaji utilizada.
Não apreciei muito.
Sem comentários:
Enviar um comentário