O Estranho Mundo de Garp
John Irving
1978
Romance
Este é mais um romance idiota de John Irving, um autor que me vem causando um certo desconforto, raiva e ódio pegajoso que, à medida que leio mais livros dele, teima em ficar agarrado aos dedos.
Jenny Fields é uma rapariga de uma família muito rica mas que, por alguma razão, decide ser enfermeira. Decide também ter um filho, mas sem para isso se envolver com nenhum homem. Garp nasce de uma única relação com um moribundo, ferido de guerra. Depois, todos se tornam escritores e escrevem sobre cães malcheirosos (onde já vimos isto), ursos (onde já vimos isto) e hotéis (onde já vimos isto).
O livro é uma sucessão de pequenas aventuras da vida diária de Jenny Fields e, mais tarde, de Garp, que têm graves problemas e nível emocional e não fazem nada de especial além de se traírem todos uns aos outros e serem adúlteros. É simplesmente desinteressante e a forma como o autor gosta de colocar uma piadola aqui e ali apenas descaracteriza completamente os seus personagens e faz com que o livro nem tenha piada nem seja levado a sério.
Dizem que é dos melhores livros do autor, mas apenas vi reciclagens de ideias, desde a concepção dos personagens até às muito convenientes mortes.
Detestável.
Sem comentários:
Enviar um comentário