Man on the Moon
Milos Forman
Filme
1999
7 em 10
Este foi o filme que vimos no nosso segundo dia de viagem. Inspirado na história verdadeira de Andy Kaufman, o comediante anti-comédia, temos um filme brilhantemente protagonizado por Jim Carrey que tanto nos fará rir às gargalhadas como chorar grandes lágrimas.
Andy Kaufman foi um estranho artista que fazia a comédia pelo acto cómico em si. Isto é, as performances dele não seriam obrigatoriamente engraçadas para o público, desde que isso fosse, em si mesmo, uma piada. Assim, temos um personagem que vive num mundo inventado, transmutando-se numa série de outras personagens e perdendo um pouco o fio à meada da sua própria relaidade.
Temos uma figura, então, muito complexa e com um conjunto de ideias absolutamente misterioros e incompreensível para quem vê de fora, sendo que nunca sabemos qual será a próxima piada nem se aquilo que está a acontecer é verdadeiro ou falso. Isto é sobretudo patente no arco final do filme, sobre o qual não direi mais para não estragar tudo. ;)
Copiando sketches e eventos que realmente aconteceram e que levaram ao ódio generalizado do público pelo artista, Jim Carrey faz um papel de um brilhantismo inusitado, transmitindo toda a panóplia de personagens que existiram e analisando-os sob uma perspectiva da própria figura de Kaufman. Isto resulta numa sucessão de eventos que são tão hilariantes para nós como foram irritantes para o público da altura, culminando numa cena de grande emoção e beleza que irá comover até os corações mais duros.
Um filme apaixonante que dava vontade de ficar a ver horas e horas a fio.
Sem comentários:
Enviar um comentário