Os Anos de Ouro da Pulp Fiction Portuguesa
Luís Filipe Silva
2014
Colectânea
Ah, afinal ainda tinha mais um livro do meu aniversário! Este foi-me ofertado pela Ana-san, que no dia da minha festinha tinha comparecido na EuroSteamCon, em Lisboa, e trouxe-me este simpático presente. Acabou por se revelar um livro tão educativo como fascinante!
Luís Filipe Silva apresenta-nos uma colectânea de contos da mais pura pulp fiction feita em Portugal, entre os anos 20 e 70. Para além disso, tem o cuidado de apresentar cada conto no seu contexto histórico e cultural, para que nos seja mais fácil e agradável entrar neste mundo ficcioonado, cheio de heróis, espiões, piratas e cavaleiros misteriosos. Cada conto é único em si e existem aqui perfeitos exemplos da mais popular pulp fiction, literatura que se caracteriza pela sua abundância, permissividade de conceitos e, sobretudo, pelo baixo valor de produção.
Assim, ficamos a conhecer heróis tão improváveis como o espião Jaguar Caballa ou Bella, a amazona, em histórias altamente improváveis. Algumas estão absurdamente mal escritas, é certo. Mas outras não só têm conceitos absolutamente originais como têm uma surpreendente q1ualidade literária. Penso que os contos que mais me impressionaram foram "A Ilha" e "Noites Brancas", ambas tocando em conceitos de mistério e sobrenatural, com grande inspiração no nosso amigo Lovecraft.
Foi um livro interessantíssimo pelo seu conteúdo e também uma grande lição na história desta literatura esquecida em Portugal. Recomendo muito!
Sem comentários:
Enviar um comentário