Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

15.11.17

Ender's Game

Ender's Game
Orson Scott
1985
Ficção Científica

Apesar deste livro ter mais de 900 páginas, li-o de uma assentada e em dois dias ficou despachado. Sim, é esse tipo de livro viciante!

Ender é um "Third". Neste universo futuro, os seres humanos lutam contra a sobre-população, pelo que ser o terceiro filho de uma família não só é raro como muito mal visto. A sua infância, até agora, tem sido um inferno. O seu irmão mais velho, Peter, é um selvagem. Os colegas da escola? Terríveis. O seu único alívio é a sua irmã Valentine. Mas tudo muda quando ele é escolhido pelo exército para vir a ser o mais competente dos seus comandantes na luta contra umas entidades alienígenas conhecidas como "buggers".

Desde o início que o autor estabelece Ender como o melhor, o mais inteligente, o mais capaz. E isso leva o personagem a um isolamento tanto involuntário como provocado pelos seus professores. Tudo isto para criar o melhor soldado, o melhor comandante da história. Mas a que custo?

Este é um livro de ficção científica extraordinário pelo universo criativo em que está inserido. Para 1985, muitos dos seus conceitos são revolucionários e quase preditivos do futuro (por exemplo, uma "world wide web"...) Mas o mais interessante é a análise do personagem, que começando nos "jogos" militares desde a mais tenra infância se desenvolve para ser tudo aquilo que é contrário ao que acredita.

Para mim, o único defeito é, na verdade, a idade dos personagens. É estabelecido que neste universo elas não têm infância e que são, certamente, mais inteligentes do que as crianças da nossa era. Ainda assim, os diálogos são estranhos para miúdos entre os seis e oito anos.

Apesar disto, parece-me um dos maiores exemplos do que se pode fazer de bom com a ficção científica. O final é filosófico, melancólico e contemplativo sobre toda a história do livro. Vale realmente a pena lê-lo apenas para chegarmos a esta conclusão.

Sem comentários:

Enviar um comentário