Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

25.9.17

Tales from Earthsea

Tales from Earthsea
Miyazaki Gorou - Studio Ghibli
Anime - Filme
2006
7 em 10

Finalmente altura de ver um filme de anime! Este foi surpreendentemente bom e um amor de água fresca. Já há muito tempo que não apanhava um sólido filme de fantasia!

Neste universo, a vida e a morte, a luz e as trevas, tudo isto vive num delicado equilíbrio. Mas algo (ou alguém) está a quebrá-lo e coisas estranhas acontecem: dragões guerreiam nos ares, feiticeiros perdem os seus poderes. Um rapaz com um segredo maléfico une-se com um misterioso viajante e, juntos, irão descobrir como solucionar estes problemas.

Para mim, o principal ponto forte deste filme é a caracterização do universo. Apesar de haver um sistema de crenças bastante simples, existe um detalhe atento à geografia, economia e sociologia, revelado em pequenos momentos que nada significam em termos narrativos mas que tornam a própria narrativa extremamente rica. Este detalhe é exacerbado por uma arte cénica profundamente cuidada e detalhada, que não perde a atenção ao menor elemento, acabando por nos mostrar um mundo muito completo e, sobretudo, extremamente realista.

Temos um conjunto de heróis que possui uma caracterização forte mas que, no entanto, acaba por ver mal explicados alguns detalhes sobre o seu passado e evolução, o que nos deixa aquém das expectativas. Para além disso, os seus designs extremamente simples não se coadunam com a exuberância dos cenários. Já o vilão é absolutamente fascinante, embora também peque por falta de detalhe na sua história pregressa e, por isso, seja um pouco difícil compreender a sua motivação.

A banda sonora é muito adequada e cria todo um ambiente medieval e fantástico, acrescentando muito a cenas que, em detrimento da animação, se focam mais nos cenários da natureza.

Um filme que gostei muito de ver e, talvez, o melhor que vi deste autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário