14.8.11

American Pie

American Pie
Paul Weitz
Filme
1999
5 em 10

 Ainda me lembro quando este filme saiu. Eu tinha 11 anos e o meu grande desejo era ir ver esta coisa ao cinema, mas não podia porque era para maiores de 16. Depois, passou na televisão. Não percebi grande coisa, por isso não lhe achei muita piada. Fui revendo-o na televisão e progressivamente percebendo o que se andava a passar. E agora revi-o uma vez final, par ajustar contas.

 Este não é um filme bom. Mas tem a sua graça, dependendo do grau de impureza das nossas mentes. Eu, pessoalmente, não sou apreciadora de piadolas sexuais. Consequentemente, há aqui muitas coisas que eu, inerentemente não gosto. Começa logo pela premissa: quatro pobres tristes decidem perder a virgindade, seja porque meio for, antes de acabarem a escola secundária. Claro que daqui não podia sair grande história... De resto, é um filme bastante normal em termos de escrita e realização. As piadas são engraçadas e calculo que para quem goste disto seja absolutamente hilariante. Os gags têm timings muito bons.

 Mas se há algo memorável neste filme, são as personagens, sem dúvida. 12 anos depois, ainda nos lembramos dos seus nomes e daquilo que representam, no universo da escola secundária Americana. Os actores são um conjunto de "novas" (bem, na altura eram novas) caras e fazem todos um bom trabalho. Evidentemente, não é um trabalho extremamente complicado, mas funciona.

 Um filme para relembrar e que continuaremos a rever em noites de bebedeira daqui a 10 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário