A Real Pain
Jesse Einseiberg
2024
Filme
6 em 10
Após o falecimento da sua avó, uma judia polaca, dois primos encetam uma viagem até à Polónia para conhecer melhor a história do holocausto e, assim, processar o seu luto.
Portanto, filmes sobre o holocausto já não me chocam minimamente (depois de As Benevolentes tudo o que vem é precioso). Assim, esquecendo que este filme é sobre o holocausto, gostaria de pensar qual é realmente o seu objectivo: o processo do luto pessoal, ou o processo do luto colectivo. Enquanto isso não está estabelecido, é impossível entender o que o autor quer com esta narrativa.
O único actor que se destaca é o primo mais falador, que efectivamente tem uma performance digna de Oscar. De resto, todos os outros aparecem moles, aborrecidos, indiferentes, até o primo mais calado (realizador e argumentista do filme também), que parece quase estar ali a mais, e que não traz nem conflito nem conforto ao seu parceiro.
Não achei um filme extraordinário e, sinceramente, farta estou desse luto colectivo que nesta altura parece apenas existir para justificar um genocídio.
Sem comentários:
Enviar um comentário