Como a água que corre
Marguerite Yourcenar
1982
Novela
Também recebi este livro num encontro de Escrita Narrativa. É um conjunto de duas novelas e um pequeno conto, todos a nível histórico.
O primeiro conto fala de uma história de incesto, amor impossível entre dois irmãos numa época renascentista. Achei a escrita pouco clara e difícil de entender, sobretudo no respeito à consumação do facto, que me passou totalmente ao lado.
O segundo conto mostra-nos a história de um homem jovem, das suas diversas aventuras após fugir da sua cidade por ter cometido um crime inocente. A viagem pelo mundo do protagonista e os vários acontecimentos não só caracterizam muito bem a época como são bastante divertidas. O final é muito belo também.
Finalmente, temos um pequeníssimo acrescento que para mim foi a parte mais interessante do volume. Neste conto Yourcenar fala do filho do protagonista do conto anterior, que se junta a uma trupe de actores. Gostei muito de ler sobre o teatro de antigamente.
Penso que este livro está mais dirigido àqueles que já são fãs da autora. Como eu não a lia há muitos anos fiquei um pouco sem saber o que pensar.
Sem comentários:
Enviar um comentário