I'm thinking of ending things
Charlie Kaufman
2020
Filme
8 em 10
Mais um filme genial distribuído na Netflix, desta vez de um consagrado autor que me tem atraído em todos os seus filmes.
Esta é uma película difícil de explicar e difícil de analisar. Penso que se trata de um conjunto de memórias, das memórias que o foram e das memórias que o podiam ter sido. Das memórias de outras pessoas, juntas num único personagem, o único que tem nome, o único que - aparentemente - realmente existe. Porque todas as outras figuras são ele mesmo, nas suas diversas perspectivas, nas diversas coisas que nunca aconteceram mas, talvez, pudessem ter acontecido.
O filme é complexo e tem muitas referências a outro cinema, a outros diálogos e monólogos. Penso que é preciso conhecer bem o cinema americano para poder compreender este na totalidade. Ainda assim, os actores fazem um trabalho excelente e os seus monólogos são surpreendentes, complexos e plenos de uma filosofia oculta.
Temos aqui uma série de elementos que permitem compreender a narrativa, mas requerem uma análise profunda e atenta. Um filme que faz pensar e que emociona, um filme simbólico.
Sem comentários:
Enviar um comentário