A Idade da Inocência
Martin Scorcese
1993
Filme
6 em 10
Desta vez, o olho de Martin Scorcese leva-nos ao século XIX. Às tramas amorosas entre os grandes ricos da época e aos dramas sociais que se vivem nesses espaços.
Newland, prestes a casar-se com May, encontra a prima desta na ópera apenas para se apaixonar perdidamente por ela. Poderão algum dia ficar juntos? Esta história é muito simples, parecendo-me que aqui se encontra a grande falta do filme. Tem mais interesse as palavras da narradora do que os dilemas das personagens.
Esta narradora, ajudada por um campo visual pleno de detalhes, é quem nos faz a caracterização perfeita da época e de como era complicada a vida nesta sociedade de falsidades e mexericos.. É dada grande atenção aos objectos, às pequenas coisas que nos localizam verdadeiramente neste tempo e neste lugar, mais até do que às roupas que - apesar de luxuosas - figuram como um pouco desapontantes.
Dê-se uma boa nota aos actores, que nos dão toda uma classe irresistível nestas relações entre personagens. E uma nota excelente à música que nos dá também uma boa ideia de todo o ambiente.
De resto, um bom filme de época.
Sem comentários:
Enviar um comentário