Categorias

Explore this Blog!

Em Português: Anime | Manga | Cosplay | Livros| Banda Desenhada | Filmes | Teatro | Eventos

In English: Cosplay Portfolio (Updating) | SALES

7.11.18

A Sementeira

A Sementeira
O Grito - Fernando Fitas
Desde 1978/2018
Teatro

A propósito da Mostra de Teatro de Almada, para a qual recebi um convite, fomos ver esta peça criada pelo grupo "O Grito", ao qual pertence um amigo. Fui ver esta peça para ter mais algum material no meu repertório sobre este grupo, do qual apenas tinha visto uma peça que me havia deixado com sensações mistas. Esta experiência de Mostra foi um pouco estranha, conforme veremos.

Apesar de ter sido planeada para o ar livre, devido às más condições climatéricas o espaço teve de ser mudado para o Salão de Festas da Incrível Almadense. Este é um espaço fantástico, cheio de potencial, mas que para este projecto em particular pode ter sido uma opção um pouco duvidosa.

Pediram ao público que se mantivesse no centro da sala, pois os actores iriam circular pelas margens. Cometi o erro de me sentar, o que se veio a tornar muito desonfortável. Vi muitas pessoas na mesma situação, sendo que algumas se chegaram a sentar no cenário (realista o suficiente para parecer fazer parte do lugar, muito bom!). Fora o desconforto, resta-nos a acção propriamente dita. Um personagem que fazia as vezes de narrador simbólico, recitou-nos textos e poemas do autor Fernando Fitas: esta era uma peça de celebração da sua obra e da sua vida.

No entanto, o ritmo do texto, a linguagem dos actores e a terrível acústica com chuva do lugar, tornaram esta narrativa poética numa experiência um pouco cansativa: ao invés de celebrar o autor, senti que o procurávamos ainda, que o texto estava cheio de sentidos ocultos e inalcansáveis e que já não valia o esforço de tentar compreender. Muitas vezes não se viam os actores, mesmo depois de me levantar e o ambiente era tão deslocado que nenhuma das acções aparentava beber do realismo.


Um misto de sensações numa noite chuvosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário